Entrevistas 4º Brasileirão de Roller Derby 2015

Published on agosto 27th, 2015 | by Derby Mundi

Entrevista: Comitê Organizador do 4º Brasileirão de Roller Derby 2015

Brasileirão de Roller Derby chega em 2015 à sua 4ª edição, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, na cidade do Guarujá, no litoral paulista. O maior evento do roller derby brasileiro terá dessa vez como liga anfitriã a Thunder Rats Derby Squad, equipe de Santos/SP.

A seguir você confere um bate-papo que tivemos com as skaters Carmem “Karmemes” Mecena e Cristina “BomberGirl” Braga — jogadoras da Thunder Rats e integrantes do Comitê Organizador do 4º Brasileirão —, falando sobre o que podemos esperar do evento e mostrando em primeira mão ao Derby Mundi a pré-programação do evento. Boa leitura!


Já foram oficialmente anunciadas as datas e local do 4º Brasileirão de Roller Derby. Além das belas fotos das duas quadras e da praia em anexo (risos), vocês já podem divulgar mais detalhes do local, como tipo do piso, infraestrutura que terá a oferecer, como o evento irá funcionar no mesmo (jogos, atividades, etc.)?

(Carmem) — As duas quadras contam com arquibancadas, piso no estilo de quadra poliesportiva, bom pra rodas 91A-93A, bastante arejadas e iluminadas. Contaremos também com ambulância e socorristas durante todo o evento, kit-frutinha, staffs disponíveis durante todo o evento, mapa e cronograma do evento disponíveis fisicamente no local.
Tudo isso localizado à 20 passos da praia (risos), vários hotéis, restaurantes, supermercado e hospital nas proximidades. É sério!!!!!!!!!! Tudo em volta do ginásio do Brasileirão.
Sobre as atividades (bootcamps, clínicas e cursos), elas ocorrerão simultaneamente nas duas quadras e salas disponíveis no local no primeiro e segundo dia do evento (13 e 14 de novembro), bem como os jogos temáticos. Ou seja, o dia 15 está totalmente reservado para os jogos do campeonato!

As quadras do Ginásio Tejereba, no Guarujá/SP, local do 4º Brasileirão de Roller Derby

As quadras do Ginásio Tejereba, no Guarujá/SP, local do 4º Brasileirão de Roller Derby

No ano passado, ao final do 3º Brasileirão, em Vila Velha/ES, vocês receberam das mãos das garotas da Black Hearts Derby Girls a “pica” (missão) de ser a liga anfitriã da próxima edição, em 2015. O que fez vocês, naquela época, terem a confiança de acreditar em si próprias que a Thunder Rats seria capaz de encarar essa árdua missão de sediar um evento desse porte? De lá pra cá, rolou algum arrependimento? (risos)

(Cristina) — Acreditávamos (e ainda acreditamos) que o nosso time teria muito a ganhar em experiência ao organizar um evento desse porte na nossa região, além de claro, impulsionar o nosso time competitivo para participar da disputa do título. É dificil, mas estamos fazendo o máximo possível para ele ser memorável como foram as edições passadas. Arrependimentos? Não ter pegado o contato de quem fez aquelas “picas” de chocolate do ano passado em Vila Velha, tava muito bom gente! (risos)

O tempo voa! Já estamos a pouco menos de 3 meses do evento e os preparativos devem estar a mil por hora. Essa terceira edição seguirá os mesmos moldes das anteriores, com bootcamps e clínicas de arbitragem ministradas por jogadoras e árbitros estrangeiros? Falem mais sobre!

(Carmem) — Sim! Seguirá os moldes anteriores, porém com algumas novidades. Nessa edição, tentaremos englobar todas as funções que existem numa liga, desde de Skaters e Coaches à Refs e NSO’s. Contaremos com coaching gringo nos bootcamps e clínicas, atendendo à todos os níveis de experiência (iniciantes, intermerdiários/avançados) e todos voltarão pra suas ligas com a bagagem derbyca um pouquinho maior! ;)

O Brasileirão cresce ano a ano e certamente a expectativa de vocês é que a edição desse ano seja tão boa ou melhor que as anteriores. Por terem participado das primeiras edições, o que vocês conseguiram absorver de pontos negativos para descartar e positivos para manter no Brasileirão desse ano? Podemos esperar algo novo?

(Cristina) — Como a Carmem disse na resposta anterior, teremos novidades esse ano. Percebemos que o 4º Brasileirão deveria também dar atenção a Coaches e NSOs, pessoas que sempre nos ajudam e tem poucas chances de se especializar mais em suas funções. Mantivemos os moldes de ter bootcamps para skaters e clínicas para Refs, e nesse ano daremos mais destaque à disputa do título do campeonato.

Certamente uma grande novidade que já foi anunciada no regulamento é a possibilidade de 2 ou 3 ligas se juntarem para formar um “Time Combinado”. Vocês podem explicar melhor como isso vai funcionar e porque optaram por não haver “Frankenstime” ou “Patchwork” esse ano?

(Carmem) — A necessidade da criação do “Time Combinado” surgiu pois o Roller Derby no Brasil atualmente dispõe de diversas ligas, porém poucas com contingente necessário para prática competitiva do esporte. A ideia deste time é trazer ainda mais o espirito competitivo ao derby brasileiro, dando chance a times menores de se organizarem e treinarem antes da competição em si; oferecer a jogadoras de ligas menores a oportunidade de jogar numa competição nacional e manter a essência de cada uma das equipes integrantes do Time Combinado, mantendo o nome de cada uma das ligas que faz parte do mesmo.

E em termos de atrações, convidados internacionais, jogos de exibição, festas, o que vocês já podem antecipar da programação?

(Cristina) — O que podemos falar no momento é que vai ser F*CKING AWESOME, e que o evento terá atividades das 8h às 19h/20h, nos três dias (SIMMM *o*). Vai ter muito aprendizado, muita diversão e muito derby love.
Vamos mandar em primeira mão a pré-programação do evento para vocês divulgarem!

Pré-programação do 4º Brasileirão, disponibilizada em primeira mão às(aos) leitoras(es) do Derby Mundi

Pré-programação do 4º Brasileirão, disponibilizada em primeira mão às(aos) leitoras(es) do Derby Mundi

Pra finalizar esse bate-papo, agora é a hora de vocês venderem o peixe. O que o Guarujá, a Baixada Santista em geral, e as Thunder Rats terão para oferecer de atrativos à galera do roller derby brasileiro que ainda esteja na dúvida em ir ao 4º Brasileirão?

(Carmem & Cristina) — Guarujá e Baixada Santista é lugar para turista, então além de você poder participar de um evento de Roller Derby muuuito legal, poderá curtir vários roles: do cult (Centro Histórico, Museu), ao trevoso (ROQUE) e ao farofeiro (praia, surf e churrasquin). O after party será babadeiro e com certeza você voltará pra sua casa atualizando seus status das redes sociais com muitos <3 .


• Links relacionados:

→ 4º Brasileirão de Roller Derby:
- Site: http://www.thunderrats.com.br/brasileirao
- E-mail: 4brasileirao@gmail.com
- Instagram: www.instagram.com/brasileiraorollerderby
- Facebook: www.facebook.com/brasileiraorollerderby

→ Thunder Rats Derby Squad (Santos/SP, Brasil):
- Site: www.ThunderRats.com.br
- Página no Facebook: www.facebook.com/ThunderRats


 

email

Tags: , ,


About the Author

Redação - Derby Mundi



Back to Top ↑
  • Curta o Derby Mundi no Facebook! :)